sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um planeta que teria sido 'expulso' do Sistema Solar

Por J. de Jorge/ABC.es - Tradução: Paulo Poian 
Pesquisa sugere que um quinto mundo gigante desconhecido possa ter se chocado com Júpiter há bilhões de anos
Um orbe parecido com Júpiter flutuando no espaço sem a companhia de uma estrela. Ilustração. Crédito: NASA

O Sistema Solar parece uma ordenada dança de planetas, cada um girando em seu lugar, como num balé clássico com oito figuras principais. No entanto, segundo um estudo recente, cabe a possibilidade de que no passado alguém mais estivesse no palco, e o ritmo ao qual todos dançassem tivesse mais a ver com o rock ou o jazz do que com uma harmoniosa valsa, sendo imaginável que alguns bailarinos enlouquecidos entrassem em concorrência e um deles saísse perdendo.

Uma nova pesquisa intitulada Young Solar System's Fifth Giant Planet? [Quinto Planeta Gigante no Início do Sistema Solar?] sugere que um quinto planeta gigante - os outros quatro são Urano, Saturno, Júpiter e Netuno - foi "expulso" de nosso sistema há uns quatro bilhões de anos. Esse mundo misterioso poderia ser encontrado na atualidade a milhares de anos luz de distância e - o que tanto o tornaria surpreendente -, existe a possibilidade de que tenha luas que, se reúnem as condições adequadas, ainda sejam suficientemente quentes para abrigar vida.

Nosso Sistema Solar é um lugar extraordinariamente ordenado. Os planetas movem-se em órbitas amplas, quase circulares. É um sistema exemplar, muito diferente a outros descobertos onde as órbitas dos planetas ao redor de suas estrelas são muito inclinadas ou elípticas. Alguns desses mundos se aproximam tanto de seus sóis que correm o risco de morrer extenuados.

David Nesvorny, do Instituto de Investigação do Sudoeste em Boulder, Colorado (EUA), vem realizando uma série de simulações demonstrando que isto nem sempre foi assim. O cientista acha que em o passado o Sistema Solar acolheu um quinto planeta gigante com várias dúzias de vezes a massa da Terra. Este mundo de grandes dimensões poderia ter se localizado entre Saturno e Urano ou além de Netuno.

Ao que parece, uma aproximação com Júpiter tornou o sistema instável e o quinto gigante foi expulso de seu lugar de nascimento. A simulação de Nesvorny, que o Discovery News explica em seu site, indica que nosso Sistema Solar foi originalmente muito caótico. Corpos mais pequenos também receberam uma "patada" e foram enviados para longe, e se produziu um "bombardeio" de material que a Lua leva impresso em sua superfície em forma de cicatrizes...

 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo